COLORAÇÃO OXIDATIVA

Inicialmente foi dito que toda coloração capilar que depende do oxigênio para a formação da cor, é uma coloração oxidativa.
As colorações oxidativas pode ser classificadas como, semi permanente ou demi permanente e permanente. O que difere estas duas modalidades, é o tempo de duração de cada uma das colorações nos cabelos. Esta diferença esta relacionada com a concentração de peroxido de hidrogênio usado e o tipo de alcalinizante da tintura.
As tinturas que usam o hidróxido de amônio como alcalinizante, tem poder de cobertura maior em função do rebaixamento de tom maior, enquanto as que tem monoetanolamina como alcalinizante, resultam em cores mais sujas e tem poder de fixação de cor menor, isto tudo aliado a concentração do peroxido de hidrogênio. Vale a pena observar que as colorações com monoetanolamina são menos agressivas aos cabelos, mas isto esta associado também a concentração da água oxigenada. Observar a velocidade reação para a formação do polímero corante, é muito importante no tempo de duração e na fixação da cor nos cabelos. Se a formação do corante for muito rápida este se formara na parte esterna do cabelo desbotando com muita facilidade, e se for muito lenta a alcalinidade da coloração ira danificar muito o cabelo, alem de comprometer a formação da cor.
As colorações capilar oxidativa estão divididas em cores naturais ou básicas e fantasias. As cores naturais são dividas em dez tons :
- Preto Azulado
- Preto
- Castanho Escuro
- Castanho Médio
- Castanho Claro
- Louro Escuro
- Louro Médio
- Louro Claro
- Louro Muito Claro
- Louro Claríssimo