Cosméticos Mitos e Verdades

Sobre o layout, o blog tem tudo que você precisa para criar lindos posts que chamam a atenção do leitor. Confira nossos recursos de design.






Durante muito tempo temos observado comentários dos mais variados, a respeito dos cosméticos. Frequentemente surgem alguns comentários infundados tecnicamente ,como avaliação de chumbo em batom, shampoo adstringente, lantionização e outros. Com base na experiencia profissional e pesquisas as quais tivemos oportunidade de participar e ou ler a respeito, vamos abrir uma discussão embasada em conceitos técnicos e até mesmo a interpretação correta dos comentários , para entendermos melhor estes posicionamentos, que podem ter sido interpretados de forma incorreta.

Falaremos a respeito de :

  • cosméticos decorativos, moldados, compactados e emulsões

  • Tinturas capilar direta e oxidativa

  • Cosméticos corporal

  • Alisamentos e relaxamento

Iniciando nossa discussão sobre a avaliação de chumbo em batom, onde alguns post na internet tentam denegrir a qualidade de produtos que estão no mercado, cabe aqui um comentário a respeito. Quando esfregamos uma aliança de ouro em um tecido branco onde foi colocado um pouco de batom, e este fica escuro isto não indica a presença de chumbo no no batom mas sim a remoção da oxidação no metal do qual é feito a aliança. Ista acontece devido aos pigmentos utilizados para a fabricação do batom, serem moídos em moinhos de rolo( equipamento utilizado para diminuir o tamanho das partículas dos pigmentos) e estes agirem como uma lixa muito fina, removendo a oxidação e a sujidade do metal. Se passamos a mesma aliança em outro tecido branco contendo produtos para limpeza de metal notaremos a mesma coloração escura no tecido em função da remoção da oxidação

Os pigmentos e as lakas usadas nos batons são muito duras, e por este motivo após serem moídas muito finamente, agem como uma lixa. Os pigmentos usados em cosméticos decorativos seguem uma legislação internacional rigorosa, onde são controlados os níveis máximo de metais pesados, e tipos de pigmentos permitidos para o uso em cavide oral e mucosas.

Um ponto importante a ser observado em um batom que pode te dar ideia de qualidade, e que ao abrir a embalagem do mesmo, observa-se que esta ¨suado¨ este suor é denominado exsudação externa, indicando que o produto não esta estável, pois o óleo que faz parte da sua formulação esta separando das ceras que compõe o produto. Este processo pode causar oxidação do produto e ressecamento conferindo sensação desagradável quando da aplicação do produto.

Falando de xampu, no meio profissional ouvi falar muito em usar um xampu adstringente ,para melhorar a aplicação de tratamentos capilar e produtos de transformação. Este fato me chamou muito a atenção, pois se você quer abrir a cutícula do cabelo para que o produto aplicado tenha maior eficiência, em hipótese alguma pode-se aplicar um produto adstringente( adstringente segundo o Dicionario da linguá portuguesa é fechar ), lembrando sempre que, ao molharmos o cabelo este fragiliza as ligações químicas que o compõe e automaticamente provoca a abertura das escamas, o que é esperado pelos profissionais cabeleireiros.

Para finalizar esta primeira parte, vamos entrar em um campo minado pois acredita-se que ao fazer um alisamento capilar provocamos a lantionização. Este conceito é muito difundido pelos profissionais da área de cabelo.

Lembrando que Lantionina é um aminoácido não-proteinogenico com formula estrutural (HOOC-CH(NH2) - CH2 - S -CH2 - CH (NH2) - COOH) que possui uma ligação de monossulfeto e que ao fazermos um alisamento capilar, rompemos as pontes de enxofre da cistina, formando duas moléculas de cisteína, realinhamos o cabelo na nova posição que pretendemos que fique, e em seguida fazemos a oxidação da nova forma, formando novamente a cistina com a ponte de enxofre, onde está a formação de lantionina neste caso?

Se tirarmos um enxofre durante este processo, para formação da lantionina, como formaremos novamente a cistina para fixação da nova forma do cabelo?


2 visualizações

Fale conosco

Siga-nos

Av. Bernardino de Campos, 98 

São Paulo, SP 12345-678

  • w-facebook

Tel: 11-3456-7890 | Fax: 11-2345-6789

Gratuita: 0-800-000-0000

  • w-linkedin
  • Twitter Clean
  • w-googleplus

© 2023 KOSMÉTIKA